quarta-feira, 30 de maio de 2012

Teleférico

Para os oitavos:

Trabalho para quem FOI ao Teleférico: http://www.mediafire.com/view/?dya1ti0al9zlh8s

Abraços

Eloir

segunda-feira, 28 de maio de 2012

ALUNOS DO 3° ANO, FAVOR TRAZER O LIVRO DE MATEMÁTICA PARA A PRÓXIMA AULA.

sábado, 26 de maio de 2012

Modelo de jornal

Segue o link para baixar o modelo de jornal em A4.

Grande abraço e bom trabalho!

Eloir

http://www.mediafire.com/?de19t8if11wd92c

domingo, 20 de maio de 2012

TEMPOS MODERNOS / FILME EM SALA DE AULA

Tempos modernos     Filme em sala de aula.

Ficha técnica do filme
Título original: Modern Times
Gênero: Comédia
Duração: 1h27min
Ano de lançamento: 1936
Estúdio: United Artists/Charles Chaplin Productions Distribuidora: United Artists Direção: Charles Chaplin Roteiro: Charles Chaplin Produção: Charles Chaplin
Música: Charles Chaplin Fotografia: Ira H. Morgan e Roland Totheroh

 Resumo do filme 

 
 
Tempos Modernos é uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a humanidade em busca da felicidade.
 (Charles Chaplin, em frase no início do filme)

       O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grande fábrica.

        Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo. Ele é despedido e , logo em seguida, internado em um hospital. Após ficar algum tempo internado, sai de lá recuperado, mas com a eterna ameaça de estafa que a vida moderna impõe: a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria... Logo que sai do hospital, se depara com a fábrica fechada. Ao passar pela rua, nota um pano vermelho caindo de um caminhão. Ao empunhar o pano na tentativa de devolvê-lo ao motorista do caminhão, atrai um grupo enorme de manifestantes que passava por ali. Por engano, a polícia o prende como líder comunista, simplesmente pelo fato de ele estar agitando um pano vermelho, parecido com uma bandeira, em frente a uma manifestação. Após passar um tempo preso, o operário é solto pela polícia por agradecimento, uma vez que ajudou na prisão de um traficante de cocaína que tentava fugir da prisão. Nesse momento, surge a outra personagem do filme, "a moça – uma menina do cais que se recusa a passar fome".

       A jovem (Paulette Goddard), vivendo na miséria, tem de roubar alimentos para comer, pois, além disso, mora com as suas duas irmãs menores, seu pai está desempregado e as três são órfãs de mãe. O pai morre durante uma manifestação de desempregados e as duas pequenas são internadas em um orfanato. A moça foge para não ser internada e volta a roubar comida. Numa de suas investidas, ela conhece o operário: depois de roubar o pão , a polícia vai prendê-la e o operário assume a autoria do assalto. A polícia o prende , mas o solta em seguida após descobrir o engano. Quando vê a moça sendo presa, o operário arma um esquema para ser preso também: rouba comida em um restaurante. São colocados no mesmo camburão e, durante um acidente com o carro, os dois fogem e vão morar juntos. O operário, nosso querido Carlitos, procura emprego e consegue um como segurança em uma loja de departamentos. Logo é despedido por não ter conseguido evitar um assalto e por dormir no serviço. No entanto, consegue emprego numa outra fábrica, consertando máquinas. Durante uma greve na fábrica, Carlitos é preso mais uma vez, agora por "desacato à autoridade policial". 

         Alguns dias depois, ele é liberado e a jovem o espera na saída da prisão para levá-lo a nova casa – um barraco de madeira perto de um lago. A jovem consegue, então, emprego em um café como dançarina e arruma outro para Carlitos, só que como garçom/ cantor. Os dois são um sucesso, principalmente Carlitos que, durante uma improvisação de uma música, arranca milhares de aplausos dos presentes ao café. Para estragar a festa, no entanto, surge novamente a polícia, desta vez com uma caderneta com os dados da moça e uma ordem para prender a jovem num orfanato. Carlitos e moça fogem e terão de começar tudo novamente... 

Questões para discussão:

 1) Qual é o tema central do filme?

 2) Como é apresentada a classe trabalhadora?

 3) O que representa o grande relógio?

 4) O que representa o rebanho de gado (gente)?

 5) Quais as conseqüências do esforço humano em trabalhar como o relógio na linha de montagem?

6) Em “TEMPOS MODERNOS” fica evidente qual é o papel dos aparelhos ideológicos, como exemplo a polícia. Qual é o papel dessa instituição na sociedade capitalista?

7) O que Chaplin quer nos fazer refletir quando Carlitos e sua namorada entram na Loja de Departamentos?

8) Quando Chaplin apresenta as condições de moradia na sociedade capitalista americana, ele faz referência a qual fenômeno social da Revolução Industrial?

 9) Na sua opinião, Carlitos e sua namorada caminham para onde?

 TRABALHO DESENVOLVIDO COM O 8º ANO E.F.