terça-feira, 12 de abril de 2011

TESTE SEU CONHECIMENTO

O terremoto que atingiu o Japão no último dia 11 provocou danos na usina nuclear de Fukushima, causando acidentes nos reatores e vazamento de radiação. O acidente recebeu classificação grau 5, numa escala que vai de 0 a 7. O governo do país evacuou a população num raio de 20 quilômetros. Níveis de radiação acima do normal já foram encontrados em alimentos e na água. Para entender os principais mitos que envolvem a energia nuclear, o G1 entrevistou o físico nuclear Luís Antônio Albiac Terremoto, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), a farmacêutica bioquímica Sandra Bellintani, da área de radioproteção do Ipen, o presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), Edson Kuramoto, e o presidente da Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular, Celso Darío Ramos.


1 - O maior perigo do material radioativo à saúde é que ele demora a sair do corpo


2 - A exposição à radioatividade causa morte instantânea


3 - Uma pessoa contaminada por radiação pode contaminar outra


4 - As usinas nucleares jogam lixo radioativo na natureza


5 -Uma usina nuclear é semelhante a uma fábrica de bombas nucleares


6 - Uma usina nuclear pode explodir como uma bomba nuclear


7 - A energia nuclear é mais barata que outras fontes de energia usadas em larga escala


8 - Qualquer nível de radiação faz mal à saúde


9 - Ingerir iodo neutraliza os efeitos da radioatividade


10- Num acidente com liberação de material radioativo, fechar a casa ajuda


PARA CADA PERGUNTA RESPONDA


MENTIRA / INCERTO / VERDADE


GABARITO CONFIRA SUA PONTUAÇÃO:


1- A meia-vida (tempo para que a atividade da substância caia pela metade) é um dos fatores de risco, mas não o principal. O maior perigo são as radiações, que causam danos às células. Nem todas as substâncias produzem o mesmo dano, algumas são mais “tóxicas”.


2-A radiação interage nas células e, até gerar danos no corpo, leva um tempo. Isto dependerá principalmente da substância que emitiu a radiação e do tempo de exposição. Conforme a dose, os danos podem ser desde queimaduras a aumento na probabilidade de câncer.


3- O material radioativo presente no corpo humano pode ser transferido para outra pessoa por contato direto com a pele ou por contato com excreções e secreções (suor, saliva, urina e fezes).


4- Os rejeitos radioativos são armazenados em tambores especiais, colocados em depositórios projetados da usina e classificados por nível de radioatividade. Agências governamentais monitoram o armazenamento dos rejeitos.


5- O urânio-235 e plutônio-239 são usados tanto para gerar energia elétrica em usinas como para fabricar armas nucleares. Na usina, são usados em concentrações baixas, entre 2% e 4%. Já para fabricar uma bomba, a concentração precisa ser maior que 93%.


6- A reação nuclear numa usina é feita de maneira controlada. Já numa “bomba”, a reação é descontrolada. Portanto, mesmo no pior acidente possível, uma usina nuclear jamais explodirá igual a uma arma nuclear.


7- A viabilidade e o custo de uma fonte de energia dependem das condições geográficas e dos recursos de cada país. É caro construir e manter uma usina nuclear. Segundo especialistas, o custo do kWh é mais baixo que o de termelétricas e maior que o de hidrelétricas.


8- O organismo humano recebe radiação durante todo o tempo, pelo sol, por exemplo, e está preparado para lidar com isso em determinadas quantidades. A radiação pode trazer benefícios como na medicina nuclear, ajudando a identificar e tratar doenças.


9- As contaminações por radioatividade podem ocorrer por diversos elementos, como urânio, plutônio e césio. O iodo só combate os efeitos da radioatividade quando a contaminação se dá por iodo radioativo.


10-Fechar portas e janelas dificulta a entrada de ar contaminado, que contém micropartículas radioativas. Assim como numa estrada cheia de poeira é recomendável fechar as janelas do carro, uma casa fechada irá barrar, ainda que não totalmente, a entrada de partículas.--