domingo, 20 de março de 2011

EXERCÍCIOS PARA AS TURMAS EF 7A E EF 7B

1. Indique as formas nominais de infinitivo, gerúndio e particípio, respectivamente:
a) começaria -
b) ventava -
c) vendêssemos -
d) conjugue -
e) sairemos -
f) varrerão -
g) escreveras -
h) dividirdes -
i) desligarias -
j) pediam -

2) Leia o poema a seguir:

Meus oito anos
Oh! Que saudades que tenho!
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais.
Que amor, que sonhos, que fores
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Bebaixo dos laranjais!
(Casemiro de Abreu)
a) Indique o significado das seguintes palavras transcritas do poema:
  • "aurora" (v. 2) -
  • "fagueiras" (v. 6) -

b) Analise as formas verbais a seguir, indicando em que pessoa, tempo e modo estão conjugadas:

  • TENHO -
  • TRAZEM -

c) Que sentimento o eu-lírico demontrs ter através de seu poema?

d) Que elemento(s) da sua vida causam esse sentimento?

e) Faça a análise dos elementos mórficos das formas verbais a seguir.

TENHO

R - __________

VT - ________

DMT - _______

DNP - _______

TRAZEM

R - __________

VT - _________

DMT - _______

DNP - _______

3) Reescreva o poema "MEUS OITO ANOS", empregando os verbos no pretérito perfeito do indicativo e depois no futuro do pretérito do indicativo.