terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

1a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - DICAS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DISCURSIVAS

Caros alunos, estudem esse roteiro para que o sucesso seja garantido nas avaliações. Desejo-lhes muitas conquistas. Um abraço.


INSTITUTO PIO XI
LÍNGUA PORTUGUESA – ENSINO MÉDIO
ORIENTAÇÕES PARA AS DISCURSIVAS
PROFESSORA DAISY NOGUEIRA


Muitas vezes, os alunos conhecem o conteúdo encontrado nas provas , todavia não conseguem a pontuação máxima na questão por causa de alguns enganos facilmente contornáveis. Veja o comentário e a orientação para a maioria desses enganos.

1. Não comece seu período com o conectivo pois. Essa conjunção só pode aparecer depois de uma exposição de fatos, tendo em vista que surge para explicar o que já foi dito. Ao usá-lo, lembre-se de que ele exige vírgula imediatamente antes dele.

2. Nunca comece seu período com minúsculas, a não ser que seja uma citação começada no meio do período, e nesse original, a primeira palavra, por causa da posição na frase, esteja com minúscula.

3. Ao citar, transcrever, retirar do texto e similares, o uso das aspas duplas é obrigatório, de acordo com o que estabelece a regra de pontuação em nossa língua.

4.Reescrever, flexionar, corrigir e similares, ao contrário, rejeita as aspas duplas.

5. Não use etc. numa discursiva. Necessitando dar continuidade a um pensamento, utilize entre outras coisas, e outras coisas, dentre outros e similares.

6. Não se faz parágrafo em discursiva.

7. Não se pula linha em discursiva.

8. Cuidado com os excessos nas justificativas. Se já foi dito o que se pretendia, não continue dizendo “ou seja, isso é...” para mais uma vez falar o que acabou de justificar, explicar. Isso é redundância.

9. Não ultrapasse o número de linhas estabelecido pela questão. Isso indica que está havendo embromação.

10. Respostas a lápis não são aceitas em discursivas.

11. Não relaxe na pontuação, na ortografia nem na acentuação. Releia o que foi respondido para corrigir possíveis falhas.

12. A legibilidade é quesito de correção. Se o examinador não entende o que foi escrito, ele tem todo o direito de julgar como lhe parece. Em muitas circunstâncias, ilegibilidade é sinônimo de má vontade, desprezo ou , ou, o que é pior, má-fé.

13. Não utilize palavras cujo significado não seja dicionarizado ou que seja desconhecido por você. Nesses casos, opte por sinônimos.

14. Nas translineações, o hífen, obrigatoriamente, deve aparecer ao lado da parte da palavra que permanece na linha superior. Caso a palavra já contenha hífen, pode-se repeti-lo na linha debaixo (procedimento facultativo).

15. Jamais comece o período com pronome oblíquo e jamais o utilize imediatamente após a vírgula.